segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Alternativo, Independente e musica

Quero discutir um pouco sobre o que e musica independente, alternativa e talvez ate underground. Pra começar quero lembrar de uma grande banda, que eu si amarro e a qual eu aprendi um monte de coisas sobre esse lance de musica, Belle anda Sebadstian. Sim, acusticos, sonoridade pop e um monte de nerds de Glasgow tocando musica "lenta". A questao aqui nao e ser apenas desmesuradamente rebelde, quebrar guitarras, gritar coisas desconexas e se dizer o genio da lampada. Existe muita coisa a ser dita, talvez o que eles dizem ja fora ate dito, pelos smiths, cure e outros, mas eles dizem com a simplicidade, com o tal de "ganho de causa", com compromisso mesmo. Ou seja, eles fazem o que eles sao, o que eles sofrem e o que querem, quando o que muita gente quer e ter algo pra dizer, eles dizem o cotidiano e sua incoerencia com frases que cabem para muitos lugares: "here im on my own again, lonely bus."- quem nunca se sentiu assim, esquecido e enterrado num momento infindavel, nesse coletivo que serve mais pra refletir do que pra transporte?
O conceito de independente vem do lance de a banda e seu aparato burocratico e comercial ser feito por quem participa da propria, ou por pequenas, minusculas, empresas voltadas para um publico, muitas vezes restrito, certa quantidade limitada de curiosos. As qualidades louvaveis desse modelo sao: a liberdade para se criar, pois o publico, a grande massa, nao e o foco principal da produçao; A certeza de um publico fiel, pequeno, mas fiel e a critica mais suave, visto que se limita a ser feita por quem, quase com certeza, curte as mesmas coisas e gosta de musica; e a melhor de todas, a variedade do que pode surgir nesse meio, que vai do som "pop" de belle and sebastian a coisas esquisitas como The mars volta. A questao e aqui a liberdade de se criar, ou para outros, um limbo onde se encontram as grandes bandas com as limitaçoes e a semente do sucesso, lembrem-se tambem que o "CALYPSO" ate um dia desses era independente tambem.


O lance do alternativo ja vem embalado por uma paradum conceito um pouco diferente, e aquele tipo de musica que e "diferente", que passa uma mensagem, um sentimento, e com isso, uma visao de mundo diferente. Aqui e que as coisas complicam, exemplo e a grande confusao em se "rotular" algumas linhas de musica, de DIDO a Rage Against the Machine. Alternativo nao e necessariamente independente e tambem nao eh necessariamente jovem, rock ou qualquer coisa, mas como estamos interessados nessa linha de musica, fecho o foco nele. O grande divisor de aguas nisso tudo e o tal do NIRVANA, independentes por um tempo, alternativos para a epoca, pop e "undeground" na sonoridade. Como me disseram uma vez, vanguarda e o grupo que vem para quebrar um paradigma estetico. Sim, mas o lance do conceito altrnativo nao e propriamente "quebrar" o paradigma, mas viver com ele, numa relaçao conflituosa, quase parasitaria. muitas vezes o que e alternativo so vive por ser a alternativa, de consumo, arte ou estilo, do principal. Muitas vezes sendo tao ou mais vazia que a propria cultura Principal. No melhor do estilo "nao faço isso por que vc manda", ouvir musica diferente e na maioria das vezes o preenchimento de uma necessidade criada por uma idade critica, por um medo do vazio. Assim vamos consumindo coisas vazias para preencher vazios...



O underground, ate onde vai meu limitado conhecimento, e a expressao de um genero de musica mais amplo e que esta ligado a verve adolescente e jovem do garage rock. identificado pela simplicidade, pelo "do it your-self" e pela crueza esse nivel de conceito esta tao, ou mais, limitado pelo seu dogma do que o proprio pop ou o independente. resumindo, voce pode fazer tudo, menos o que ainda nao foi feito.

Musica, o que eu vou falar sobre musica? Seja livre pra ouvir o que quizeres, o pior mal e a limitaçao.
ps.: Parabens a jornalista Rebeca Barca po ter seu documentario classificado para o Cine Amazonia.
LUIZ
HAHAHA

domingo, 21 de outubro de 2007

Bumm

o pequeno principe nao e so uma historia pra crianças, e uma historia pra criança dentro de cada homem.


LUIZ

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Annn

o
O interior e a capital dese reunindo em prol de uma cena de rock "SUPREMA"

http://vilhenarockzine.blogspot.com/2007/10/35-i-encontro-dos-coletivos-de-rock-de.html


LUIZ

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

RENOVAÇAO

Autorretrato, Francis Bacon.

Fazia algum temo que ja nao mais ensaiavamos, entao aproveitamos o aniversario da nossa catastrofica cidade para faze-lo. Alias, foi o primeiro ensaio do baterista novo, o terceiro dentro de dois anos, ex da fabrica e anderson and the fats. Ja o consideramos um membro fixo da banda, ja e um cara conhecido nosso de muito tempo e que desde sua participaçao na fabrica chamava a nossa atençao. O ponto baixo e que vamos levar um tempo para repassarmos todas as musicas antigas, pois nao somos ricaços cheios de grana e tempo de sobra, o que vai atrasar um pouco as novas e engavetadas. Mesmo assim, na pique que vai a coisa, acho que logo teremos coisas novas a mostrar.
esse desnho nao e nada demais pra quem curte arte e essas coisas, mas as vezes pode cair como um espelho (depois de umas...). O cara que pintou isso deve ser levemente vesgo, voce deve estar pensando, mas nao, ele e capaz de colocar sutileza e violencia em um mesmo plano sem coloca-las em garau de competiçao. As vezes voce se sente meio que guardado do mundo e ve que ele pesa o suficiente pra voce se levantar.
Deu pra entender?
Espero que nao.
LUIZ